quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Exaltasamba faz despedida grandiosa em Camboriú

Com 50 músicas e três horas e meia de duração, grupo faz último show de sua carreira antes de se dedicarem a projetos pessoais
 Por Bruna Senos

Com apenas cinco minutos de atraso, o Exaltasamba subiu ao palco em Camboriú, Santa Catarina, para uma apresentação especial que marcou o fim (mesmo que temporário) dos trabalhos do grupo.

Ainda do backstage, Thiguinho avisa: "Hoje tem, hein?!". E teve mesmo. Foram mais de 3 horas de show, com hits que marcaram não só os 25 anos de história do Exalta, como também a própria história do pagode no Brasil.

Um coro de "Tá Vendo Aquela Lua", um dos maiores hits recentes do grupo, foi usado como boas-vindas à banda pela multidão que enchia a Praça das Bandeiras, no balneário catarinense. Visivelmente emocionados, Thiaguinho, Thell, Péricles e Pinha agradeceram a presença do público e deram início a festa com "Hoje Tem", "Valeu" e "Cara de Pau". "É no Pagode" e uma versão de "Tô Dentro Tô Fora", sucesso do grupo "Os Morenos", vieram na sequência.

Aos poucos, os sucessos mais animados foram dando lugar às baladas, como "Céu e Fé",  e foi assim por quase toda a primeira metade do show. Nessa parte, ainda houve espaço para um "Pai Nosso", puxado por Thiaguinho durante a música "Carta Pra Deus".

Thiaguinho, aliás, foi o responsável pela grande maioria das músicas dessa parte do show, o que mostra seu tino para muso e galã. Já a cargo de Péricles, ficaram os incontáveis hits dos anos 90, como "Cartão Postal" e "Gamei", em um pout-pourri com a nata das paradas de sucesso de duas décadas atrás. Apresentado pelo companheiro de banda como "ídolo" e "maior cantor de samba de todo o Brasil", o veterano mostrou fôlego e disposição, levantando a multidão como até então não tinha sido visto.

"Eu e Você Sempre", clássico de Jorge Aragão, também foi lembrado na festa, que seguiu animado até ferver de vez na "balada do Exalta", parte do show dedicada a execução de trechos de funks que vão desde "Eu Só Quero É Ser Feliz" a "Que Isso Novinha".


"Jogo de Sedução", "Preciso Desabafar" e "É Você" trouxeram o pagode de volta ao palco e, com elas, o peso da despedida, que pareceu enfim ser sentido. Durante um medley só de músicas compostas em parceria com Rodriguinho (ex-Travessos), Thiaguinho chegou a se emocionar. Na última delas, "A Amizade É Tudo", um agradecimento lembrou os ex-integrantes da banda, como Chrigor e Brilhantina (este último membro do Exalta até bem pouco tempo).

Sucessos como "Abandonado", "Livre Pra Voar" e "Tchau e Bença" vieram numa crescente e prepararam para a esperada "Tá Vendo Aquela Lua", que encerrou a apresentação sendo mais uma vez cantada pela plateia a plenos pulmões.

Desde que saíram em turnê comemorativa aos seus 25 anos de carreira, os shows do Exalta sempre seguiram uma estrutura parecida. Dividido em partes, ora com o Thiaguinho a frente, ora com o Péricles no comando, os músicos passeavam pelas diversas fases da banda, desde o início, quando os vocais ainda eram comandados por Chrigor, até o fenômeno que se tornou sob a batuta de Thiaguinho. As maiores diferenças desse para os outros shows talvez tenham sido o tempo destinado a cada parte, naturalmente muito maior, e o foco de cada um dos músicos durante a apresentação.

Thiaguinho, por exemplo, deixou claro o tempo inteiro que apesar desta ter sido uma celebração ao passado do Exalta, também está de olho no futuro: vestia tênis e camisa com seu "lema pessoal", "Ousadia e Alegria" (não coincidentemente nome de seu primeiro DVD solo, com lançamento previsto para março) e cita Rodriguinho, seu "brother", com a mesma frequência com que joga charme para a plateia: o tempo todo.

O que vai ser do Exaltasamba daqui para frente, não se sabe. Dizem os músicos que é só uma pausa, um tempo para se dedicarem a outros projetos e fazerem coisas diferentes, mas a apresentação de Camboriú, com 50 músicas e três horas e meia de duração, teve ares de dever cumprido e de uma grande final.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Projeto Samba de Raiz destaca a voz firme de Yara Rocha

 A Dama do Samba de São Paulo, canta pela primeira vez em Americana

O Samba e Companhia que realiza o Projeto Samba de Raiz evento, que já se tornou tradição na cidade de Americana comemora no mês de fevereiro mais uma edição pra lá de especial. Além de reunir o Grupo Bem Maior (Americana) e Turma do B2 (São Paulo), o projeto destaca ainda a voz firme de Yara Rocha, que canta pela primeira vez na cidade numa roda de samba que ela mais gosta.Yara Rocha começou sua carreira em 1987, quando fez parte de um grupo formado por mulheres, o “Grupo Fora de Série”.Driblando todos os preconceitos da época, Yara Rocha fazia shows por toda cidade de São Paulo e interior do Estado, atuando como vocalista do grupo sempre com grande sucesso, pois um grupo de samba feminino era novidade.Mais tarde gravaram várias músicas coletâneas, com a participação de outros grupos. Depois foi gravado um LP solo do grupo que teve boa repercussão, inclusive foi sucesso no programa mais importante da cidade: “O Samba Pede Passagem”.Em 1989, Yara Rocha saiu do grupo para se casar e interrompeu sua carreira musical, voltando em 1998 para uma carreira solo com força total, pois o dom da música corria em suas veias. Cantando em barzinhos e casas noturnas consagradas de São Paulo como: Terra Brasil, Consulado da Cerveja, Mistura Brasileira, Confraria da Cerveja, Wood House, Terraço, entre outras.Nesta nova trajetória participou dos três CDS de coletâneas do “Pagode de Mesa do Terra Brasil”, onde no segundo CD a música “Abandonada” ficou várias semanas entre as mais executadas nas emissoras de rádio do gênero.Assim Yara Rocha ficou conhecida como a Nova Dama do Samba de São Paulo por sua voz firme e afinada.Está lançando o seu Cd Sempre Ter Fé com 13 músicas de autores consagrados e composições que retratam o sentimento do povo, suas paixões e romantismo.Fonte: www.yararocha.com.br
Serviço:Projeto Samba de RaizConvites: R$ 10,00 H / MConvidados: Grupo Bem Maior (Americana)                       Grupo Turma do B2 (São Paulo)                        Yara Rocha ( São Paulo)Data: 11/02/2012Local: Clube do Banco do Brasil (AABB)Avenida Nossa Sra. De Fátima, 1501 – Vla. IsraelAmericana SP