segunda-feira, 5 de agosto de 2013

"Avisa a Turma". Projeto Samba de Raiz volta neste final de semana.

Foram 4 meses de espera, e  espera que se pareciam que fossem 4 anos. Mas enfim, a espera será recompensada. Neste final de semana dia 10 as portas da boate do Flamengo Futebol Clube em Americana, se abrem para receber mais uma edição do Projeto Samba de Raiz. A primeira no Clube, de uma trajetória de mais de 2 anos de atividade do projeto que consagra os artistas da velha guarda num resgate ao samba. Vários artistas ja passaram pelo projeto e agora chegou a vez de três autoridades no Samba mostrarem o que sabem. Quintal do Thor, Pagodeando e Tadeu Kaçula, abrem a edição deste sábado. 


Quintal do Thor da cidade de Americana, do terreiro do thor na praia dos namorados, o grupo de amigos vem conquistando seu espaço tendo como base a alegria e harmonia de seu integrantes. É a segunda vez que o Quintal participa do projeto.






Pagodeando é da cidade de Limeira, conta com uma vasta história no samba regional. Quem vê a rapaziada pela primeira vez não se dá conta que ali no núcleo tem uma influencia forte do samba de raiz, sendo destaque por onde passa.







Tadeu Kaçula
Quem pensa em samba apenas como um produto artístico-cultural, ou uma forma de se divertir, talvez não consiga entender a dimensão do envolvimento de T. Kaçula, cuja vida é dedicada quase que 100% ao samba. Isso porque ele não o dissocia de sua ancestralidade e das próprias perspectivas para o futuro. Para se entender melhor, basta observar a forma como ele escreve seu apelido - T. (de Tadeu) e Kaçula -. Indagado sobre o porquê da letra K, ele explica:
"Porque é banto. Está lá no Dicionário Banto, de Nei Lopes. O certo seria escrever com SS e não com Ç. Mas preferi dar uma abrasileirada", explica.
Muitos nem sabem que a palavra "caçula" - a denominação do filho mais novo - é de origem africana, como uma infinidade de outras incorporadas à língua portuguesa. Tadeu, porém, desde garoto se interessa pela valorização de tudo o que se refere às próprias origens. Por isso foi pesquisar. E ele realmente é o caçula de uma legião de nove irmãos, nascidos e criados no Morro do Chapéu, no bairro de Casa Verde, um dos redutos afro-brasileiros, na zona norte da capital paulista.
Nas rodas de samba familiares, onde ele aprendeu a tocar cavaquinho, tendo na percussão os irmãos Paulo Roberto, o Mestre Paulo - da bateria da Escola de Samba Unidos do Peruche -, e André Luiz, o Pantera, intérprete da Escola de Samba Mocidade Alegre, surgiu a semente do Projeto Samba Autêntico, criado em 1999. Além de relembrar sambas antigos e contar a história de personagens que dignificaram e dignificam a verdadeira música popular brasileira, Kaçula realiza oficinas culturais para crianças e adolescentes aprenderem a tocar instrumentos musicais.

Serviço.
Projeto Samba de Raiz
Quando?: Sábado dia 10 de Agosto as 18h
Onde? Flamengo Futebol Clube - Americana SP.
Quanto custa? R$ 10,00





sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Thiaguinho volta aos palcos

Iniciados os tratamentos para se curar de uma tuberculose, o cantor Thiaguinho já anunciou sua volta aos palcos. A partir do dia 4 de agosto o pagodeiro voltará normalmente à sua rotina, cumprindo os compromissos de sua agenda. Os fãs mineiros de Thiaguinho são os sortudos que poderão curtir o primeiro show do cantor após ficar internado três dias no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP).


No dia 9 de agosto, está confirmada a apresentação do cantor na Inovafest, festa que acontecerá na cidade de Governador Valadares (MG), no Parque das Exposições. O evento também contará com os shows de Péricles, Turma do Pagode e Jeito Moleque. O espetáculo foi anunciado no Twitter da Inovashow, produtora de Thiaguinho. Após esta apresentação, o músico se apresentará na capital mineira, sendo um dos destaques da segunda edição da mesma festa.
(fonte: portal Sucesso)